O que podemos fazer para que a sua cidade fique mais segura?

  • Home
  • O que podemos fazer para que a sua cidade fique mais segura?
Image

O que podemos fazer para que a sua cidade fique mais segura?

Ter uma cidade segura é um desafio enfrentado por inúmeros profissionais de segurança pública atualmente. Por definição, a segurança pública é um

“conjunto de dispositivos e de medidas de precaução que asseguram a população de estar livre do perigo, de danos e riscos eventuais à vida e ao patrimônio. 

Ir e vir

Lazer

Estudar

Trabalhar

No entanto, no Brasil, os números mostram que a realidade é preocupante. Segundo o anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, no último ano, o país registrou 373.225 roubos e furtos de veículos. Além disso, o mesmo índice para celulares apresentou números ainda mais alarmantes: em 2021 o país registrou 852.991 e em 2022 o número foi de 999.223. 

Ademais, o Brasil tem apresentado estatísticas assustadoras de roubos a estabelecimentos comerciais, residências e transeuntes:

Estatísticas de 2021 e 2022

Ocorrência

2021

2022

Roubos a estabelecimentos comerciais
50.022
42.457
Roubos a residências
34.340
29.934
Roubos a transeunte
497.840
478.106

As soluções

As estratégias para mudar esse cenário englobam planos conjuntos entre cidadãos e órgãos de segurança, autoridades, políticas públicas e decisões inteligentes que vislumbram um futuro mais humano, seguro e acolhedor para as comunidades. 

Centrais de comando e monitoramento

Estes centros atuam como o cérebro de segurança de uma cidade. Eles consistem em espaços que abrigam uma série de tecnologias que gerenciam as chamadas para a linha única de emergência, por meio da qual uma pessoa pode ligar para informar uma emergência de qualquer natureza. Independentemente da urgência, a tecnologia de comando e controle recebe a chamada e a encaminha para o órgão responsável, de acordo com o caso. Isso auxilia na tomada de decisão e diminui o tempo de atendimento a incidentes. 

Câmeras corporais em agentes de segurança

As bodycams podem ser integradas aos uniformes de vários agentes de segurança, como Guardas Civis Municipais e Policiais. Elas permitem a documentação de eventos em tempo real e a captura de informações antes, durante e após um incidente. Essa transparência se traduz, para a população, em confiança na polícia e nos órgãos de emergência e nos processos aplicados para protegê-los.

Cercamento eletrônico nas cidades

O Cercamento Eletrônico Inteligente consiste na instalação de câmeras de leitura e reconhecimento de placa de veículos em pontos estratégicos da cidade. Com isso, é possível realizar a identificação de veículos roubados e furtados utilizando inteligência artificial. A captura dessas informações em locais como entradas e saídas da cidade ajuda a regularizar o trânsito e a controlar a entrada de veículos suspeitos na cidade. 

Vigilantes virtuais

A instalação de totens de segurança em locais de grande circulação de pessoas também é uma aliada na segurança do município. Isso porque os vigilantes virtuais são integrados às centrais de comando e monitoramento e permitem acionar e receber chamados em áudio e vídeo, da ocorrência de furtos, roubos e demais delitos que possam ocorrer na localidade. Isso permite que os cidadãos forneçam informações mais registradas sobre a ocorrência em tempo real e auxilia no atendimento dos agentes de segurança.

Confira outros conteúdos