Imagens de videomonitoramento da AIPLATES ajudam a solucionar homicídio em Morretes

  • Home
  • Imagens de videomonitoramento da AIPLATES ajudam a solucionar homicídio em Morretes
Image

Imagens de câmeras de segurança ajudam a solucionar primeiro homicídio do ano em Morretes

No dia 16 de outubro, Morretes registrou o primeiro homicídio do ano de 2023. O crime ocorreu durante a madrugada no bairro Fortaleza. A vítima é um homem de 28 anos, que morreu com tiros. O delegado da Polícia Civil, André Rosa, em uma live na rede social Facebook, contou detalhes sobre o caso: 

“Apuramos as câmeras de monitoramento da cidade, bem como câmeras de monitoramento de vizinhos…  logramos êxito em encontrar a motocicleta que seguiu na madrugada sentido ao local onde ocorreu o homicídio. Em posse das imagens da motocicleta, logramos êxito em encontrar o proprietário documental dessa motocicleta e, após apurar que havia também um garupa na moto, logramos êxito em encontrar os possíveis autores deste fato.” 

Além disso, o delegado também contou que com o auxílio do sistema de segurança da cidade, foi possível realizar a prisão em flagrante dos envolvidos e conduzi-los à Delegacia de Polícia. 

Investimento em segurança para a cidade

A prefeitura da cidade fez um investimento em um sistema de videomonitoramento, que é disponibilizado para as polícias civil e militar e contribui para evitar a criminalidade de forma preventiva e solucionar de forma rápida os crimes quando acontecem. 

Com isso, a prefeitura está modernizando todo o sistema, dentro do conceito de cidade inteligente, com a inauguração prevista para o próximo mês. A modernização se iniciará com a implantação de uma sala de comando e monitoramento mais moderna, com uso de sistemas baseados em inteligência artificial que irá otimizar o sistema de leitura de placas de veículos e videomonitoramento de pessoas. Assim, a cidade vai ficar ainda mais segura e a população terá o verdadeiro sentimento de proteção e tranquilidade.

Confira a live completa do Delegado André Rosa no facebook. 

Índices de criminalidade ​

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, o país registrou, no último ano, 47.398 mortes violentas intencionais, enquanto em 2021 o número foi de 48.335.

O município de Jequié,  na Bahia, é considerado o top 1 dos municípios mais violentos  do país com uma taxa de mortes violentas intencionais de 88,8% em 2022. 

Neste ano, o Município de Morretes registrou o primeiro homicídio, e foi solucionado com a prisão em flagrante dos suspeitos em menos de 12 horas.  A baixa criminalidade é o resultado de muita cooperação entre as forças de segurança Polícia civil e Militar e investimentos assertivos por parte da Prefeitura projetos de segurança e tecnologia. 

Mortes violentas intencionais 2022

Confira outros conteúdos