Cidades com projetos de segurança em fase de implantação já demonstram resultados

  • Home
  • Cidades com projetos de segurança em fase de implantação já demonstram resultados
Image

Cidades com projetos de segurança em fase de implantação já demonstram resultados

Não é novidade que sistemas inteligentes de segurança têm se tornado importantes aliados de prefeitos e gestores na busca por cidades mais seguras e protegidas. Os números mostram que já há alguns anos, municípios que implementaram sistemas de cercamento eletrônico inteligente ou muralha digital têm tido resultados positivos na redução da criminalidade.

Previous slide
Next slide

No entanto, há cidades que já apresentam resultados mesmo em fase de implantação. É o caso da cidade de Betim, em Minas Gerais. O sistema está sendo instalado pela Prefeitura, com câmeras de leitura e reconhecimento de placas de veículos em pontos estratégicos da cidade.

Até sexta-feira, 8 de dezembro, os alertas emitidos pelas câmeras possibilitaram à Polícia Militar (PM) a identificação de sete veículos denunciados por furto ou roubo.
 
Segundo informações da corporação, entre os dias 2 e 8 de dezembro, três carros foram recuperados e dois suspeitos presos com a ajuda do sistema. Na última quinta-feira (7), um carro proveniente de assalto foi flagrado pelas câmeras, que logo notificaram a central de operações sobre a situação do veículo. Com as informações, a PM conseguiu rastrear o veículo e apreendê-lo. O suspeito, que portava uma arma, também foi preso.

A eficiência do sistema também culminou na detenção de outro suspeito, também na quinta (7), após a identificação de um carro furtado em Campinas, no interior de São Paulo.

O investimento

Ao todo, 41 câmeras de LPR serão instaladas em Betim –  24 delas estão sendo implementadas neste ano e as outras 17 em 2024.

Com a tecnologia, Betim entra na vanguarda da implantação do sistema de cercamento eletrônico inteligente em Minas Gerais, que opera de forma integrada com as forças de segurança,

Desde o ano passado estão sendo investidos pela prefeitura cerca de R$ 4,8 milhões em segurança pública que incluem, além do monitoramento eletrônico das LPRs, a reestruturação do sistema de câmeras Olho Vivo; o processo seletivo de novos agentes e aquisição de equipamentos para ampliação do trabalho da Guarda Municipal; a compra de novos equipamentos para a Defesa Civil, dentre outros.

 

Fonte: Portal Agita e Jornal O Tempo