Cercamento Eletrônico e Segurança Pública: Retrospectiva 2023
Retrospectiva: 2023 foi um ano em que muitas cidades decidiram inovar em segurança, inteligência e tecnologia.
Graças ao Cercamento Eletrônico, ou Muralha Digital, a segurança das cidades está sendo cada vez mais aprimorada. Confira uma retrospectiva de 2023!
Uma ação integrada entre as Guardas Civis Municipais de Niterói, Maricá e Campinas identificou um veículo suspeito de clone no bairro de Piratininga, Região Oceânica, em Niterói. A localização do veículo foi feita por imagens do sistema de Cercamento Eletrônico do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O veículo foi apreendido para perícia.
No Julifest, a Guarda Civil Municipal e a AiPlates se uniram para garantir a tranquilidade dos presentes por meio do monitoramento ativo do evento e do uso do sistema de reconhecimento facial. Durante a festa, o sistema de reconhecimento facial da AiPlates capturou mais de 17 mil rostos em apenas um dia de evento, demonstrando a eficiência da tecnologia empregada.
A rede de inteligência, composta por 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos, realiza, em média, um milhão de leituras de placas por dia e contribui para a redução dos índices de furto e roubo de veículos.
A prefeitura da cidade fez um investimento em um sistema de videomonitoramento, que é disponibilizado para as polícias Civil e Militar e contribui para evitar a criminalidade de forma preventiva e solucionar de forma rápida os crimes quando acontecem.