De acordo com o ranking que o Intelligent Community Forum (ICF) divulgou, em fevereiro deste ano, Curitiba é a única cidade da América do Sul que integra a lista das cidades mais inteligentes do mundo. Essa classificação é feita de acordo com alguns critérios, são eles:
- Capital humano
- Coesão social
- Economia
- Governança
- Meio ambiente
- Mobilidade e transporte
- Planejamento urbano
- Conexões internacionais
- Tecnologia
Portanto, muito mais do que inserir novidades tecnológicas no cotidiano das sociedades, para que uma cidade seja inteligente, é necessário que o governo disponibilize aplicações dos recursos da tecnologia da informação na gestão da cidade. Para isso, deve-se observar aspectos tecnológicos, sustentáveis, sociais e, sobretudo, humanos. Em resumo, o objetivo de uma smart city é, no fim das contas, oferecer dignidade e bem-estar à população urbana.
Diferenciais da cidade
Nesse sentido, em Curitiba, algumas medidas que destacam-se são:
- Possui 100% de cobertura 4G e uma densidade de 36,05 acessos de banda larga a cada 100 habitantes;
- Promoveu universalização dos domicílios urbanos, atendimento de esgoto sanitário, coleta de resíduos descartados e abastecimento de água;
- Possibilitou a integração do transporte urbano e intermunicipal;
- Conta com controles digitais de movimentações de pessoas e veículos por meio de câmeras públicas com reconhecimento facial.
Os avanços tecnológicos continuarão permitindo que soluções criativas e inovadoras sejam implementadas em várias cidades ao redor do mundo. Sem dúvida, a tendência é de que as ações de segurança pública se intensifiquem e as cidades passem a ser cada dia mais protegidas e inteligentes. Para ter uma cidade mais segura, conte com a AiPlates.





Leave a comment