O botão do pânico para escolas foi desenvolvido uma vez que a segurança nas escolas brasileiras tem sido um assunto muito discutido. Atualmente, vivemos tempos em que ataques têm se tornado cada vez mais frequentes. Um levantamento feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que, nos últimos 22 anos, o Brasil registrou 24 ataques em escolas de vários estados do país. Um dos casos mais recentes terminou com a morte de ao menos quatro crianças em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, em abril deste ano.
“É necessário estruturar e preparar a comunidade escolar para identificar os sinais dos ataques e agir com eficácia.”
– Instituto Sou da Paz
Os ataques têm gerado pânico em pais, alunos e funcionários das instituições. Isso porque o local que deveria oferecer a maior segurança para crianças e adolescentes tem se mostrado extremamente vulnerável. Logo, coibir este tipo de violência certamente é uma tarefa complexa, que envolve uma série de medidas preventivas e repressivas.
A solução
Foi pensando nisso que desenvolvemos a solução do botão do pânico para as escolas. Esta é uma alternativa que confere segurança e tranquilidade para os membros da comunidade escolar. O botão funciona através do aplicativo 153, que está disponível nas plataformas IOS e Android. Através do APP, é possível solicitar intervenções com apenas alguns toques. Isso faz com que o atendimento da Guarda Civil Municipal seja mais prático, rápido e eficiente. Dessa forma, os pais se sentirão seguros, com a certeza de que seus filhos estão em um ambiente confortável, acolhedor, confiável e protegido.
Fonte: Instituto Sou da Paz